sábado, 27 de agosto de 2011

Natação para bebês

Giovanna anda dando trabalho na fisio como comentei aqui então eu decidi procurar uma atividade para quem sabe ajuda-la na socialização com as pessoas, o que tem sido uma tarefa dificil já que agora  a bixinha deu de estranhar quase todos, e quem sabe fazer um papel inter-ligado com a fisio já que ela está frequentando mais não anda fazendo nada, foi então que pensei na natação, todo mundo sabe os milhares de beneficios da natação, e qdo se começa cedo pega-se gosto pela coisa, eu mesma sempre morri de medo de agua e hoje to aqui uma adulta sem vergonha na cara que não sabe nem dá um mergulho... Estou pensando em começar com aulas de natação em outubro e resolvi procurar alguma coisa legal pra postar aqui pra vocês sobre natação para bebês, deixo aqui uma materia bem legal e que vale a pena ser conferida, se alguem tiver alguma coisa a acrescentar, contar como foi com o seu filho, se acha bom, ou não, deixe comentarios ficaremos felizes em saber as suas experiencias

 Natação para bebês

A natação é o único exercício que estimula todas as partes do corpo, pois a água proporciona movimentos tridimensionais. O bebê não encontra barreiras para se mexer e também não sente o peso da gravidade sobre o corpo e aprende a nadar brincando. Nesta faixa etária nadar significa, simplesmente, movimentar braços e perninhas com ou sem apoio dos pais, além de pequenos mergulhos.
Quanto mais cedo o bebê começa a natação, mais relaxado ele ficará na água. Essa adaptação, no entanto, exige duas presenças fundamentais: a de um professor especializado e dos pais. Com aulas regulares de natação desde cedo, o bebê tem seu desenvolvimento psicomotor estimulado. Os pais mergulham o bebê na piscina e ele movimenta pernas e bracinhos, sem engolir água. Além disso, o desenvolvimento emocional também é fortalecido, devido à participação dos pais em um momento tão gostoso.
Os mergulhos devem ser feitos somente após a adaptação do bebê a este novo "mundinho aquático e quentinho". O bebê pode tossir, chorar,  mas com palavras carinhosas e de estímulo ele vai sentir-se cada vez mais à vontade e, talvez, até sentir-se um pouquinho como nos meses em que viveu em outro "mundinho aquático, seguro e quentinho": o útero materno.
O reconhecimento a cada conquista é fundamental.
É preciso elogiar com palavras de incentivo: "Muito bem!", "Parabéns!", "Que mergulho bonito". As aulas devem ter um caráter lúdico e dinâmico.
Não há contra-indicação fisiológica para o início das atividades na água. Um bebê de três meses, no entanto, tem movimento reflexos e é muito frágil - corre mais riscos de doenças como inflamações de ouvido. Recomendamos a natação para depois dos seis meses, quando o bebê já tomou as segundas doses da maioria das vacinas e tem mais movimentação do corpo. Nesta idade, ele também consegue receber mais informações.
A natação é benéfica para bebês com diagnóstico de alergia, com tendência a bronquite ou a rinite alérgica. O pediatra deve avaliar as condições do bebê antes de iniciar as aulas de natação.
Além da orientação de um professor especializado, é necessário que a piscina e os ambientes sejam limpos e aquecidos. A água da piscina deve receber atenção especial para proteger bebês tão novinhos.

Vantagens da Natação para Bebês

E são inúmeros benefícios que a natação proporciona aos bebês.
O bebê vai crescendo e freqüentando as aulas de natação.
Mas o bebê não sabe que:
  • A natação para bebês melhora sua coordenação motora;
  • A natação para bebês aumenta a resistência cárdio respiratória;
  • A natação para bebês desenvolve noções de espaço e tempo;
  • A natação para bebês estimula o apetite;
  • A natação para bebês ajuda prevenir várias doenças respiratórias;
  • A natação para bebês o torna física e psicologicamente mais apto para o auto-salvamento;
  • A natação para bebês o deixa mais ágil para engatinhar, sentar, andar ou correr;
  • A natação para bebês faz seu  coração bater rápido e a sua respiração aumentar, fortalecendo-o;
  • A natação para bebês é muito divertida e proporciona momentos de intensa felicidade dentro da água.
fonte : http://www.daninatacao.com.br/bebes.html#

5 comentários:

  1. Lari,
    adoro natação, e para bebês é demais!
    já dei umas aulas de auxiliar na faculdade, adorei!
    bebê nadando é fofo, ainda mais com tantos benefícios!
    A Gi vai adorar!
    Beijão
    bom sábado!!
    Angi

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei nadar hahahaha...
    Mas tambem quero colocar o pequeno ano que vem na natação...
    Tenho certeza que sua moçinha vai amar...
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Lari...,eu levava as crianças da Educativa na natação ,de fato os bbs interagiam bastante entre eles e com as professoras,era uma festa!!Agua quentinha ,brinquedinhos na piscina ,musiquinhas e brincadeiras a pequena sereia aí vai amar ainda mais com o calorzinho chegando !!! Eu adorava ...,já fazia uma hidro de quebra...,kkkkk !!!Bjos aquáticos !!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu acho muito bom acostumá-los com a água desde cedinho. Eu surfava e sentia a necessidade de nadar melhor do que eu nadava rsrs... Se eu tivesse começado a nadar mais cedo quem sabe não nadaria melhor??!!! O Nino está na natação...mas tem faltado um monteeee por causa do frio de Curitiba... me dá uma preguiçaaaaaaaaa.... Bjoooooooooooo

    ResponderExcluir
  5. Deve ser tão legal! E olha que nadar abre o apetite mesmo!

    Tou louca para que chegue o verão porque daí vou levar a Isa para nadar no rio que desemboca lá na praia onde freqüentamos. Tem uma 'prainha' onde as crianças costumam ir.

    Marido aprendeu a nadar na represa aqui do lado de casa e acho que a Isa também vai ter que aprender 'ao natural'. Ele é exímio nadador em termos de resistência - é pescador / marinheiro também então tem toda uma ligação com o mar. Eu já aprendi a nadar em piscina também, desde pequenininha. O importante é aprender! Leva ela, quem sabe você não se anima também!?

    ResponderExcluir