segunda-feira, 20 de junho de 2011

- Quem cuidará dos nossos filhos?

Navegando pela blogsfera, me deparo com um post coletivo diretamente da Finlândia, vale a pena espiar, aqui ela conta como é a licença maternidade lá, as creches, e outros costumes...
Já é normal vermos a tristeza, a angustia, e todos os outros sentimentos que qualquer mãe em sã consciencia passa ao saber que a licença maternidade aqui no Brasil só dura 4 ou no maximo 6 meses (passa rapido demais), e depois disso é 'jogar' o filho em qualquer canto porque o governo não tá nem ai, é isso mesmo que eu penso, eu mesmo vivenciei a minha indecisão em saber que um pouco mais de um salario minimo ia me faltar em casa se eu saisse do meu serviço mas se não fosse assim minha filha iria parar na mão de qualquer um, e quando digo qualquer um, é os piores possiveis que a gente pode imaginar, a gente tá cansado de ver na tv, na rua, na cidade, e em qualquer lugar crimes escandalosos em creches principalmente as públicas (que tbm somos nós que pagamos), e os preços das escolinhas particulares? será que tudo o que é pago vale? sem esquecer das babás loucas que a gente abre a porta, e elas espancam, abusam e outras coisitas horrorosas mais...
Primeiro eles incentivam a amamentação, depois falam que você tem que voltar a trabalhar? (oi?)
Será que esses(as) deputados, governadores, presidente, sabem o que é para uma mãe cortar todo aquele laço afetivo antes mesmo da criança saber andar, falar, comer sozinho? aonde tudo isso vai parar?
E é por isso e mais milhares de motivos que eu decidi abrir mão de tudo, até mesmo do dinheiro (pouco) para ficar em casa, eu sei que tenho em casa alguem que precisa de mim, e como precisa...

e parabens a Finlândia!
pra quem vem, bjocas indignadas tbm!

Ps¹: eu sei que não se pode generalizar, pois ainda temos que acreditar que há babas, creches, politicos, outros, que são bons, mas tudo é excessão!

2 comentários:

  1. Assino embaixo em tudo que disse, eu tbém abdiquei do trabalho para me dedicar aos filhos em tempo integral, nosso governo não dá o mínimo suporte para as mães.
    Bjos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Larissa, eu ia escrever um post exatamente sobre isso! O Ministério da Saúde diz que temos que amamentar exclusivamente até os 6 meses, mas a licença de 6 meses é só para funcionárias públicas ou para as sortudas que trabalharem numa "empresa cidadâ". Aparentemente nos EUA é só um mês de licença! Loucura!Onde está o link para o texto sobre a Finlândia? Ouvi dizer que lá é um ano para a mãe e depois para o pai, verdade? Se sim, é uma boa porque acaba com o problema de que a licença muito longa para as mães faria com que o mercado de trabalho as discriminasse.

    Eu mesma precisei voltar ao trabalho porque apesar de eu ganhar pouco, faz diferença aqui em casa. Mas eu diminui drasticamente minha carga horária, até o mínimo possível de forma que eu só tou trabalhando de 2a. e 4a.

    ResponderExcluir